Compostagem

Escrito em 05/03/2021
THIAGO BELTRAMI


Compostagem, o ouro da terra.

Em todos os projetos agrícolas ecológicos a prática da compostagem é sempre um dos carros chefes. Ela ajuda não só a adubar e alimentar a vida do solo, mas também na redução de resíduos orgânicos normalmente destinados aos aterros e lixões.

No Hotel Fazenda M1, as pilhas de compostagem são formadas de resíduos de podas e roçadas, de esterco animal e resíduos da cozinha, entre os quais poucas coisas não podem ser compostadas. Isso diminui consideravelmente a quantidade de lixo produzido.

Para acelerar e garantir que o processo de compostagem seja bem feito, eliminando possíveis patógenos e garantindo um produto final de boa qualidade, produzimos e utilizamos nas pilhas biofertilizantes fermentados ricos em microrganismos benéficos que também possibilitam a transformação dos nutrientes para que estejam acessíveis para as plantas consumirem.

A técnica de compostar

Existem diversos tipos de compostagem, alguns como o minhocário (vermicompostagem) rende o famoso húmus de minhoca e são mais práticos para quem vive em pequenos espaços. No hotel, utilizamos a técnica das pilhas de compostagem, onde também  é possível adicionar outros insumos na pilha, como pós de rocha e micronutrientes para enriquecer o produto final.

O processo consiste em revirar a pilha (1,5 metro de altura por 1 de largura) algumas vezes durante mais ou menos dois meses, garantindo aeração da pilha e mantendo a umidade ideal, para que não seque muito e o processo não aconteça e também para que não encharque, gerando podridão.

É possível fazer compostagem em casa, existem diversos métodos simples como os minhocários ou composteiras de caixote/balde e até mesmo as pilhas de composto se você tiver um bom quintal.  Vai ajudar a terra, você e o próximo.

Pedro Le Grazie, Agricultor Agroecológico.